O prêmio oferecido ao vencedor da 13ª edição do Peladão, maior campeonato de futebol amador do
Centro-Oeste, vai se chamar: Troféu Eduardo Botelho. Segundo 40 representantes da categoria, a
homenagem ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), deputado estadual Eduardo Botelho (União) é um reconhecimento da categoria aos incentivos viabilizados em prol do futebol amador.
Para o deputado Botelho, o futebol amador movimenta os bairros, a economia, gera renda e leva diversão às famílias. “Por isso, merece nosso incentivo”, defende Botelho.
“Não se trata somente de descobrir talentos e diversão. Muitas pessoas lucram com a divulgação dos jogos, venda de pipoca, cachorro-quente, espetinho, bebidas e brinquedos para as crianças. É um campo aberto de oportunidades, mas sem cobrança de ingresso”, destacou Botelho.
De acordo com o organizador do Peladão, Tiego Poli Kiesque, a taça de 2023 é uma “homenagem mais do quejusta a quem faz tanto pelo futebol amador, classe tão sofrida da periferia. Hoje, temos jogos de alto nívelocorrendo nos quatro cantos de Cuiabá e baixada cuiabana”, comemora Kiesque.
13ª EDIÇÃO DO PELADÃO – O evento esportivo e solidário, pretende arrecadar de 35 toneladas de alimentos não perecíveis destinados a instituições de caridade. As inscrições serão abertas ainda em agosto e a grande final está prevista para abril de 2024, no mês deaniversário dos 305 anos de Cuiabá. O campeonato reúne cerca de 700 equipes de aproximadamente 40 municípios e mais de 15 mil atletas.
INVESTIMENTOS NO ESPORTE
O presidente da AL/MT, deputado Eduardo Botelho elenca uma série de investimentos viabilizados por meio de emenda parlamentar para fomentar o esporte profissional e amador na Capital e MT. Um montante de quase R$ 3 milhões foi destinado para iniciativas como Peladão, copas de futebol society, aquisição de material esportivo, torneios (a exemplo dos garis com início em agosto) e escolinhas de futebol, que atendem menores carentes das comunidades de Cuiabá.
Outra medida mais recente do parlamentar é o PL 13/2023, que dispõe sobre o projeto Olimpus – concessão de bolsa-atleta, bolsa-técnico, além de premiação por desempenho, ao peão de rodeio.